Anuncio

Anuncio

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

ISSO QUE É UMA SENHORA SURPRESA. ENCONTRADA 100 GARRAFAS DE CHAMPANHE DE 170 AN0S

Naufrágio do século 19 carregado com garrafas de champanhe é encontrado na Suécia

Mergulhadores se depararam com a embarcação cheia da bebida no Mar Báltico, acompanhada de porcelanas e água mineral de 170 anos atrás

 


O Mar Báltico, no interior norte da Europa, é conhecido por carregar águas salobras, sem grandes marés e com uma profundidade máxima de 459 metros. Apesar disso, estima-se que por lá se escondam 100 mil naufrágios e, o mais recente deles, do século 19, foi descoberto por mergulhadores poloneses com uma surpresinha: 100 garrafas de champanhe, acompanhadas de porcelanas e água mineral de 170 anos.

A descoberta se deu por acaso, fruto de um mergulho motivado por pura curiosidade. “Eu mergulho há 40 anos e muitas vezes acontece de haver uma ou duas garrafas. Descobrir um naufrágio com tanta carga é uma novidade para mim”, disse Tomas Stachura, líder da equipe de mergulho Baltictech, à AFP.

embarcação, identificada como um navio mercante, foi encontrada a 37 quilômetros ao sul da ilha de Öland, na costa sueca. As garrafas, mais do que um achado curioso, ajudaram a identificar o período do barco através do rótulo, pertencente à empresa alemã Selters — provavelmente da metade do século 19.

O Báltico é um tipo de mar que oferece boas condições para a preservação de artefatos, graças a, justamente, suas águas salobras (que apresentam mais sais dissolvidos do que a água doce e menos do que a água do mar).

Tendo em vista que garrafas de champanhe estão sendo levadas para envelhecer no fundo do mar — devido à qualidade de bebidas encontradas em um outro naufrágio –, era de se esperar que essas teriam um futuro semelhante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário