Memorial dos Povos Indígenas abre seleção para exposições e lançamentos de livros
Edital fica aberto até 20 de setembro e é exclusivo para artistas indígenas
O Memorial dos Povos Indígenas (Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK), em parceria com a ONG Amigos da Vida, anuncia a abertura de um processo de seleção de propostas para exposições temporárias de arte e lançamento de livros. O edital é destinado exclusivamente a artistas indígenas, oferecendo uma oportunidade para a divulgação de obras de arte e publicações literárias que dialoguem com a temática indígena e suas transversalidades. A ONG Associação dos Amigos da Vida executa o projeto do programa educativo com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
O processo seletivo é aberto a pessoas físicas maiores de 18 anos, incluindo artistas indígenas brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no país. Cada proponente poderá inscrever uma proposta individual ou coletiva. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de novembro de 2024. O edital oferece uma plataforma valiosa para a expressão e valorização da cultura indígena, incentivando artistas e escritores a compartilharem suas obras e suas vozes com um público mais amplo.
“Os artistas indígenas têm feito trabalhos brilhantes, fascinantes. Uma arte poderosa e rica, um ornamento espetacular com cores vivas que tem valor documental. Isso celebra a identidade dos indígenas, mostrando a grande diversidade e riqueza de sua cultura, que tem uma contribuição muito importante, todavia pouco conhecida e que poderia ser revelada ao mundo. Mas estamos aqui no MPI para abrir espaços para eles”, comemora David Terena, diretor do Memorial dos Povos Indígenas.
Os artistas selecionados para as exposições receberão um cachê de R$ 2 mil como ajuda de custo para impressão de materiais promocionais. No entanto, não haverá cachê para o lançamento de livros por se tratar de eventos com a duração de um dia apenas. Os autores poderão vender suas publicações durante o evento. As obras inscritas devem ser originais e de autoria do proponente, estando aptas para exibição.
As propostas devem ser submetidas via formulário online https://forms.gle/
Os projetos serão avaliados por uma comissão designada pela ONG Amigos da Vida e pela diretoria do Memorial, que levará em conta critérios como a adequação ao espaço, originalidade, qualidade técnica, interesse do público, e a contribuição histórica e sociocultural das obras.
O resultado será divulgado no Instagram do Memorial dos Povos Indígenas (@memorialdospovosindigenas) no dia 29 de novembro de 2024. As exposições terão a duração de 20 dias, e os eventos de lançamento de livros ocorrerão em datas a serem combinadas entre novembro de 2024 e março de 2025. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 99188-9992 ou pelo e-mail juana.amigosdavida@gmail.com.
O Memorial
O acervo do Memorial dos Povos Indígenas possui um inventário formado por peças de plumárias, cerâmicas e com os insumos próprios de diversas etnias. No espaço, há uma reserva técnica com as peças doadas do acervo particular dos antropólogos Darcy Ribeiro, Berta Ribeiro e Eduardo Galvão. No espaço também há peças apreendidas pela polícia federal na Operação Pindorama.
Serviço
Memorial dos Povos Indígenas
(Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK)
Funcionamento: De terça-feira a domingo, de 09h às 17h
Inscrições: Interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 99188-9992 ou pelo e-mail juana.amigosdavida@gmail.com
Informações: @memorialdospovosindigenas
Acesso: gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário