Anuncio

Anuncio

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

DIA DO SERVIDOR- NOMEAÇÕES, REAJUSTE SALARIAL E PLANO DE SA[ÚDE- GDF

 

Mais de 7,8 mil nomeações, reajuste salarial e avanços no plano de saúde marcam Dia do Servidor Público

Quadro funcional da administração do GDF celebra conquistas e novos benefícios na data comemorativa nesta segunda (28)

Por Agência Brasília* | Edição: Débora
O reforço no estafe de servidores públicos tem como objetivo direto a melhoria do atendimento prestado à população. Mas traz, consigo, outros benefícios: desafoga a jornada dos colaboradores, alivia a pressão sobre os gestores e, consequentemente, amaina o ambiente de trabalho. Por isso, tão comentada foi a nomeação dos 7,8 mil novos profissionais de janeiro a setembro de 2024 pelo governador do DF, Ibaneis Rocha.
A lista contemplou as áreas mais sensíveis da administração, como Saúde, Educação e Segurança. Apenas em uma única ocasião, foi feito o chamamento de 3,1 mil concursados. O Dia do Servidor Público é comemorado na próxima segunda-feira (28), para a qual foi estabelecido ponto facultativo no Distrito Federal. A data surgiu em 1943, por decisão do então presidente Getúlio Vargas.

Do ponto de vista de recomposição salarial, o GDF quitou, em agosto, a segunda parcela do reajuste linear de 18%. Cerca de 200 mil ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional foram beneficiados com a medida.

O reajuste incide sobre vencimentos, proventos e pensões do funcionalismo local e foi dividido em três etapas de pagamento. A terceira será efetuada em 2025 (6%), num total de 18%. O custo para os cofres, só neste ano, foi estimado em mais de R$ 2,6 bilhões.

“Estamos seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha: trabalhar com planejamento, segurança jurídica, orçamentária e financeira. Investindo na qualidade de vida do servidor público do DF para que isso reflita lá na ponta, na melhoria do atendimento às demandas da população do DF”, afirma o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Além disso, o GDF tomou outras medidas relevantes para estimular o desempenho e elevar a satisfação funcional. Fortaleceu e ampliou, por exemplo, o GDF Saúde – que hoje é aceito por hospitais de referência como o Sírio-Libanês, de Brasília.

O governo também criou um auxílio odontológico para todos os servidores, que já podem aderir a planos do mercado, com o subsídio de até R$ 30 na mensalidade. Os servidores também se beneficiaram com um convênio firmado entre a Secretaria de Economia (Seec) e instituições financeiras para oferta de adiantamento salarial sem juros.

“Estamos trabalhando em várias frentes, buscando parceiros e construindo caminhos para ajudar o nosso funcionalismo a ter mais saúde e qualidade de vida. O resultado dessa política é sentida em todo o Distrito Federal, na economia, na saúde e no dia a dia das cidades”, completa Ferraz.

Do ponto de vista de capacitação, o GDF ampliou a oferta de cursos, em quantidade e temas, ofertados pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). De janeiro até setembro, foram mais de 27,3 mil certificados emitidos, sendo 17 mil do tipo Educação à Distância (EaD). No total, a escola ofertou um quadro de 555 turmas em cursos, em diferentes modalidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário