EXCLUSIVO: Por 7 anos prefeitos de Porto Alegre ignoraram pedido de vereadora que evitaria tragédia
Hoje deputada estadual, Sofia Cavedon (PT) insistiu para que exercícios com Sistema de Proteção Contra Cheias fossem realizados, visando impedir catástrofe. Ninguém deu ouvidos
Uma indicação apresentada por uma vereadora da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2017, com a aprovação da comissão responsável pelos assuntos relacionados às águas e mecanismos de contenção de cheias na capital gaúcha, e levada ao então prefeito daquele período, foi ignorada por todos esses anos e poderia ter evitado a tragédia das enchentes ocorrida este mês na maior cidade do estado mais meridional do Brasil.
A Fórum teve acesso ao documento de autoria da então vereadora Sofia Cavedon (PT), hoje deputada estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em que a parlamentar orientava o então prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), a realizar exercícios periódicos de fechamento e abertura das comportas que formam o Sistema de Proteção Contra Cheias de Porto Alegre. No entanto, o chefe do Executivo municipal apenas deu de ombros e nunca colocou em prática tal medida preventiva. O mesmo foi feito por seu substituto, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário