Anuncio

Anuncio

domingo, 28 de abril de 2024

DANIEL SILVEIRA RECURSO NEGADO

PUNIÇÃO- Lucas Vasques- Forum

Daniel Silveira: Por unanimidade, STF nega progressão de pena para bolsonarista

Após análise do pedido de habeas corpus, ministros seguem voto do relator Cristiano Zanin e ex-deputado continua cumprindo pena em regime fechado

Resultado final: 11 a 0. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de progressão de pena para o ex-deputado federal bolsonarista Daniel Silveira. Ele foi condenado a oito anos e nove meses de prisão em 2022, por ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação.

O pedido feito pela defesa do ex-parlamentar foi analisado pelo plenário virtual da Corte e todos os ministros acompanharam o voto do relator Cristiano Zanin

 ministro, em seu posicionamento, reforçou que, segundo a jurisprudência do Supremo, há uma “impossibilidade de impetração de habeas corpus contra ato jurisdicional de órgão colegiado do STF ou de qualquer de seus membros”..

O STF já havia anulado, em maio de 2023, indulto concedido no ano anterior a Silveira pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante o julgamento que o condenou, o ex-deputado, então filiado ao PTB, já estava detido preventivamente no Rio de Janeiro, por descumprir medidas cautelares. A partir do resultado da votação, passou a cumprir a pena pela condenação.

Defesa do AI-5 e ameaças

Durante o julgamento, Alexandre de Moraes ressaltou que Silveira havia feito comentários ameaçadores sobre o ministro Edson Fachin e outros integrantes do tribunal, além de defender o retorno ao AI-5, instrumento repressivo da ditadura militar (1964-1985).

 

  


  


Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário