Anuncio

Anuncio

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

DOUTORAS, MÚSICA E RISO

Em comemoração ao dia do palhaço -comemorado no último dia 10 -, o grupo Doutoras Música e Riso volta a fazer, este mês, intenções artísticas em dois hospitais do DF: Hospital da Criança de Brasília e Hospital Materno Infantil, mais conhecido como HMIB. A próxima apresentação, já com novo elenco, acontece, com o apoio da Embaixada da França, no próximo dia 17, das 14 às 17h.
Durante quatro meses, o grupo artístico vem se preparando em sala de treinamento com a diretora e fundadora do projeto, Antonia Vilarinho, que depois de uma especialização de um ano na França, passou por uma experiência de intercâmbio com o grupo Comédien Clowns à l’Hospital pelo Institut de Formation Le Rire Médecin Lá, especializou-se na técnica artística clownesca ligada ao universo hospitalar.
“Fizemos com este grupo uma oficina para melhorar a técnica de intervir em hospitais, e chegamos a um resultado muito satisfatório, o que nos permitirá promover o sorriso, a alegria e a humanização deste público, usando muita música, leveza e descontração”, explica Antonia Vilarinho.
De acordo com Antonia Vilarinho, conhecida em Brasília como palhaça Fronha, que além dos hospitais faz a alegria de adultos, crianças e jovens em espetáculos teatrais e circenses, no início do projeto, em 2008, quatro hospitais foram atendidos pela companhia. “Para melhorar a qualidade do nosso serviço, optamos por focar em dois hospitais nesta primeira fase, que atuam prioritariamente com crianças e adolescentes”, explica a coordenadora.
O grupo formado por Manuela Ramos (Dra. Tertulina), Déborah Chuen (Dra. Cocada) Daiane Siqueira (Dra. Belisca) Stefhanie Marques (Dra. Carolaine) e Antonia Vilarinho (Dra. Fronha) promove intervenções leito a leito, em duplas e em trios. As atrizes/palhaças antes das intervenções, colhem, à paisana, com os médicos e enfermeiros, informações sobre o estado emocional e as patologias das crianças e adolescentes, para acompanhar a recuperação delas, e buscando efetivamente resultados.

A ideia inicial é cuidar de 80 pacientes no Hospital Materno Infantil (HMIB), além de outras 30 crianças no Hospital da Criança de Brasília, somando 900 atendimentos por mês, incluindo enfermeiros, médicos, pais e familiares. No ano de 2014, o grupo contará com a entrada de dois novos palhaços, totalizando sete profissionais para a realização deste trabalho.

 Quem tiver interesse em apoiar a iniciativa basta entrar em contato pelos telefones: (61) 3361-1572 ou 9931-6187.






Nenhum comentário:

Postar um comentário