Anuncio

Anuncio

quarta-feira, 27 de março de 2024

CHOCOLATE DÁ ESPINHA?


 VChocolate dá espinha: mito ou verdade?

 

A dermatologista Amália Coutinho esclarece a relação entre o consumo excessivo de chocolate na Páscoa e o surgimento de acnes

 

 A época da Páscoa, com sua tradição de consumo de chocolates, pode ser um período de preocupação para quem tem predisposição à acne. A dermatologista Dra. Amália Coutinho esclarece como o consumo exagerado de chocolates durante este período pode influenciar o aparecimento e agravamento de acnes. “Aquelas pessoas que já têm uma tendência genética para acne, comendo chocolate em excesso, podem sim aumentar a chance de ativar e inflamar mais as lesões. É crucial frisar a questão do consumo em excesso, pois é neste cenário que o risco se eleva”, explica Amália.

 

 

A médica explica que o elo entre o chocolate, especificamente o açúcar presente em sua composição, e a acne está no efeito que ele tem sobre os níveis de insulina no organismo. "O açúcar leva a um pico de insulina no nosso corpo e essa alta ativa as fases inflamatórias do nosso organismo. Como a acne é, em sua essência, uma doença de fundo inflamatório, o consumo excessivo de açúcar pode, por consequência, piorar a condição”, esclarece.

 

 Para a dermatologista, o segredo está no consumo moderado, especialmente para aqueles que já possuem predisposição à acne: “a moderação é a chave para evitar o agravamento de condições de pele inflamatórias, permitindo que todos possam desfrutar desses momentos especiais com saúde e bem-estar”.

 

 Uma dica para quem tem predisposição à acne são os chocolates mais saudáveis, como o zero açúcar, zero lactose e os com 70% de concentração de cacau. “Com certeza eles estimulam menos essa fase inflamatória e tem uma menor chance de desencadear a acne. O sabor não é mesmo, mas são boas opções para quem não quer deixar de comer um chocolate”, finaliza.

 

 

Serviço: Dra Amália Mayer Coutinho

 

Local: Clínica Aluma

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário