Anuncio

Anuncio

domingo, 23 de março de 2025

DILMA REELEITA PARA BANCO DOS BRICS


 

 

 

 

HOME > Economia

Dilma é eleita para novo mandato à frente do Novo Banco de Desenvolvimento e critica Folha: “parem de fazer ficha falsa”

Presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento recuperou as finanças e a classificação de risco da instituição

 

A presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, foi reconduzida ao cargo neste domingo (23), durante o Fórum de Desenvolvimento da China, realizado em Pequim. Ao confirmar à Folha de S.Paulo sua indicação para um segundo mandato, a presidenta do banco também criticou o jornal por uma reportagem caluniosa publicada recentemente pelo veículo de comunicação a respeito de sua gestão. "Agora, vocês têm que parar de fazer ficha falsa, tá? Conhece a ficha falsa? Lembra dela?", disparou, relembrando o episódio de 2009 em que a Folha publicou como autêntico um documento sem origem comprovada. O objetivo da Folha, em 2009, era tentar evitar que ela derrotasse o tucano José Serra nas eleições de 2010, que Dilma venceu, a despeito da notícia falsa da Folha.

A reeleição de Dilma à frente do banco, sediado em Xangai, se deu por indicação da Rússia, após articulação política do presidente Lula. A confirmação acontece em um momento de recuperação sólida da instituição financeira, criada pelo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em seus dois primeiros anos de mandato, Dilma reestruturou o banco após um período de inoperância e instabilidade herdado da gestão anterior, sob o diplomata brasileiro Marcos Troyjo.

Durante sua participação no Fórum, Dilma também defendeu sua gestão e criticou a administração anterior, embora sem citar nomes. “Uma das coisas mais graves que aconteceram no banco foi quando não tomaram empréstimos por 16 meses”, afirmou. “Quando você não tem liquidez, você não investe. Ou seja, também não tinha empréstimo.”

A reportagem da Folha havia apontado metas atrasadas e relatos de assédio moral no NDB. Questionada sobre isso, Dilma respondeu: “Não vi. Não quero [comentar]”. E emendou com sua crítica ao histórico da publicação: “Vocês têm que parar de fazer ficha falsa”. PODER 360 

Nenhum comentário:

Postar um comentário