Anuncio

Anuncio

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

O VEXAME DOS INVISÍVEIS- ESCLARECENDO OS FATOS-TODO MUNDO DEVERIA LER.

 O VEXAME DOS INVÍSÍVEIS

Memélia Moreira
"Le Brésil n'est pas un pays sérieux".
Pena que De Gaulle, na "Guerra da Lagosta", em 1962, ou em qualquer outra época jamais tenha dito essa frase.
Mais do que nuca, hoje, durante a posse de Donald Trump a frase não dita por De Gaulle ronda minha cabeça desde as nove da manhã.
E essa frase que me persegue não nasceu por geração espontânea. Ela surgiu e foi crescendo à medida em que assistia o noticiário da posse, o momento da entrada dos convidados na Rotunda da Casa Branca e lia o noticiário dos jornais brasileiros.
CNN, O Globo, Folha de São Paulo* e o Correio Braziliense* se esforçaram ao máximo e até mentiram sobre a insignficante importância de Michelle Bolsonaro na posse de Trump onde foi representar um não convidado, o ex-presidente, Jair Bolsonaro. Sim, BOLSONARO nunca foi convidado.
Não porque Trump tenha algum desprezo pelo ex-presidente. Mas sim porque, diferente de outros países do mundo, na posse do presidente dos Estados Unidos não há mandatários convidados. Por questões de segurança. Imagina reunir a nata dos governos do mundo num país que tem hábito de matar presidentes. As Forças Armadas dos EUA não iam querer se meter nisso. O FBI não tem condições e nem agentes em número suficiente. A CIA já provou sua ineficiência no 11 de setemebro. É bem verdade que Trump quebrou a tradição e fez uma lista de convidados. É uma lista pequena e selecionada criteriosamente.
#Bukele, o ditador sanguinário e errático de El Salvador,
#Milei, da Argentina e que não precisa de apresentação
Giorgia #Meloni, a neo-fascista première da Itália
#Orbán, da Hungria, que mandou dizer que não vinha
E, curiosamente, Xi, #Jinping, que mandou o vice-presidente Han Zheng representá-lo.
Ainda não entendi o gesto em relação ao mandatário chinês, porque Trump, no seu mandato anterior fez de tudo para atrapalhar os negócios da China.
E foi só.
Mas nem a estreiteza da lista e muito menos a ausência total de convite inibiu um grupo de parlamentares brasileiros a enfrentar a temperatura de Washington que, amanheceu com céu claro e, nessse momento, às 16.30, está com 8 graus negativos e sensação térmica de menos 13.
A "Comitiva Tabajara" dos parlamentares brasileiros está à deriva. Não recebeu convite - o que seria inusitado - para assistir a posse acontecida a portas fechadas na Rotunda da Casa Branca. Não recebeu convite para o "luncheon" (almoço) oferecido pelos presidentes da Câmara e do Senado. Se recebessem seria um fenômeno. Só os parlamentares, o presidente e família participam dese almoço no Capitólio, o Congresso americano.
E também, é claro, não participaram da revista de tropas, uma solenidade que envolve apenas o presidente e militares das três forças que juram obediência ao mandatário dos EUA.
Resta a Michelle Bolsonaro e à troupe da "Comitiva Tabajara" a última solenidade do dia. A Arena onde Trump vai assinar, diante de 20 mil pessoas, suas primeiras decisões. Mas para a Arena não é preciso de convite. Basta entrar na fila a céu aberto e quem sabe, ter a sorte de conseguir um lugar.
Quanto ao "Baile da Liberdade", é bem possível que a imprensa brasileira anuncie a presença de Michelle, muito bem maquiada, na festa de logo mais à noite.
Mas resta saber para qual dos bailes ela está convida. Hoje à noite, em Washington haverá quatro bailes celebrando a volta de Trump. . Só um é o oficial. Os demais são promovidas pelos apoiadores.
Nikolas com K Ferreira, sempre ele, também divulgou uma de suas habituais fake news, com um vídeo mostrando o momento em que recebeu convite para o Baile Oficial. O cenário tenta imitar a sala da Casa Branca onde o presidente dos Estaos Unidos recebe dignatários estrangeiros. Errou feio nas cadeiras.
Continuo lamentando o auto-controle do general Charles De Gaulle por nunca ter dito a lendária frase. Sim, le Brésil n'est pas un pays sérieux.
Nem as menores e mais pobres republiquetas se submetem a um vexame dessa grandeza.
* Correio Brazileinse diz na matéria de hoje que Michelle esteve num baile na noite de sábado com a presença de Trume e ligou para o marido. MENTIRA. Trump não estava no baile que foi um dos muitos promovidos pelos apoiadores. A CNN repetiu a MENTIRA no ar.
* Folha de São Paulo informa que Michelle foi avisada para se arrumar para a solenidade da posse mas..
"Com a mudança de última hora no itinerário da posse, boa parte dos convidados não pôde ser acomodada na Rotunda do Capitólio, onde ocorre a cerimônia. (Julia Chaib)" MENTIRA. Há mais de uma semana, todo mundo nos EUA sabia que a posse seria na Rotunda por causa do frio. E não houve nenhuma mudança.
E vamos parar com essa história de que a NASA precisa estudar o brasileiro. A NASA não é um hospital psiquiátrico. É um centro de pesquisas espaciais.

ESCRITO PÉLA NOSSA QUERIDA AMIIA MEMÉLIA, JORNALISTA E PREMIADA PROFISSIONAL QUE MARCOU ÉPOCA , PRINCIPPALMENTE PELO SEU TRABALHO NA FOLHA DE SÃO PAULO; HOJE MORA NOS ESTADOS UNIDOS, MAS É PATRIMÔNIO DO BOM E SÉRIO JORNALISMO BRASILEIRP .
Todas as reações:
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário