Anuncio

Anuncio

segunda-feira, 7 de julho de 2025

OFICINA GRATUITA DE CROCHÊ NA ESTRUTURAL

 Cidade Estrutural recebe novas oficinas gratuitas de crochê com foco em geração de renda


A comunidade da Cidade Estrutural receberá, a partir do dia 7 de julho, a nova etapa do projeto Vigília Cultural Artesanato Empreendedorismo & Formação, que volta a promover oficinas gratuitas de crochê com foco na valorização do artesanato local, geração de renda e fortalecimento da cultura no Distrito Federal. A ação é realizada pela Multicultural & Eventos, com produção de Márcio Apolinário, e viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Ao todo, serão seis turmas distribuídas em três turnos – manhã, tarde e noite – com início em duas datas: 7 e 21 de julho. Cada turma terá dez dias de aula presencial, com capacidade para 15 alunos, e todo o material será fornecido gratuitamente pela organização. Nesta edição, também será oferecido transporte gratuito aos participantes, facilitando o acesso às atividades.

Além das oficinas presenciais, o projeto traz de volta a gravação das aulas, que serão disponibilizadas no canal do projeto TV Multicultural no YouTube, após o evento de encerramento. A proposta busca ampliar o alcance da ação e democratizar o conhecimento, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo mesmo fora do ambiente físico.

“Essa é uma iniciativa que une capacitação prática, empoderamento comunitário e valorização da cultura local. Queremos transformar talentos em oportunidades reais de renda, preservando saberes tradicionais do artesanato”, explica o *produtor executivo do projeto, Márcio Apolinário.*

Ao longo das aulas, os alunos vão confeccionar peças artesanais de crochê — como bolsa, cropped e turbante. A proposta tem como base o reconhecimento do artesanato como uma das engrenagens da economia criativa no DF, com mais de 11 mil profissionais formalizados, e que hoje é também um vetor de turismo, inclusão e desenvolvimento social.

“A Vigília Cultural Artesanato Empreendedorismo e Formação é mais que uma oficina: é ferramenta de transformação. Promove autoestima, autonomia financeira e participação cidadã. E nesta edição, com a volta da inclusão digital das aulas no YouTube, queremos alcançar ainda mais pessoas”, reforça.

O projeto assegura acessibilidade em todas as etapas, desde o local adaptado a pessoas com deficiência nas oficinas presenciais — mediante indicação da demanda no ato da inscrição — até a publicação dos vídeos com recursos de acessibilidade no YouTube.



SERVIÇO
Vigília Cultural Artesanato Empreendedorismo & Formação – Oficinas de Crochê na Cidade Estrutural
📍 Local: Agência do Trabalhador – Cidade Estrutural
📅 Início das turmas: 7 e 21 de julho de 2025
🕘 Turnos: manhã, tarde e noite
📽 Transmissão das aulas no YouTube após o término das oficinas presenciais
🎒 Materiais gratuitos, transporte gratuito e vagas limitadas (15 alunos por turma)
📲 Informações e inscrições: WhatsApp (61) 99606-9282 e na Agência do Trabalhador da Cidade Estrutural


domingo, 6 de julho de 2025

\ZOOLOGICO REABRE SEGUNDA-FEIRA

 

Zoológico de Brasília reabrirá ao público na próxima segunda-feira (7)

Espaço havia sido fechado como medida de segurança após casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP); vistorias técnicas apontaram estabilidade epidemiológica e descartaram novos casos da doença

Após mais de um mês fechado por precaução sanitária, o Jardim Zoológico de Brasília voltará a receber visitantes na próxima segunda-feira (7). A reabertura foi autorizada após a desinterdição realizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), com base em critérios técnicos e seguindo as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Durante o período de interdição, a Seagri-DF adotou medidas preventivas para conter a circulação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), diagnosticado em duas aves – um irerê, em 28 de maio, e um emu, em 16 de junho, essa do plantel do Jardim Zoológico. A decisão de reabrir o zoológico levou em conta a estabilidade do cenário epidemiológico e a ausência de novos casos da doença no DF. As amostras do irerê e do emu foram analisadas e indicaram que os vírus detectados apresentam semelhança com linhagens registradas na América do Norte, o que sugere introdução por rotas migratórias. 

A reabertura seguirá normas de biosseguridade adotadas pela equipe do Zoológico e inclui medidas reforçadas para proteção dos animais e do ambiente. Técnicos da Seagri-DF continuarão realizando ações de vigilância e monitoramento no entorno do zoológico, especialmente devido à presença de aves migratórias no território.

Durante a interdição, foram realizadas inspeções em propriedades rurais, comércios de aves e criações domésticas em um raio de três quilômetros ao redor do zoológico, além de ações de vigilância em regiões com maior risco para introdução da IAAP, como áreas de concentração de aves migratórias, como parte das medidas preventivas adotadas pela vigilância animal.

A Seagri-DF também recomendou ao zoológico a adoção de medidas complementares para fortalecer a biosseguridade, como: atualização do Plano de Contingência Interno; elaboração de um plano de continuidade das ações de biossegurança; melhorias estruturais nos recintos, para prevenir o contato entre aves silvestres e cativas; controle da presença de aves domésticas e animais errantes; melhoria da qualidade da água dos lagos; reforço na limpeza e desinfecção dos recintos e implantação de área específica para triagem e quarentena de animais com sinais clínicos compatíveis com doenças aviárias.

O secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno, destacou que todas as medidas de prevenção previstas foram aplicadas. “A decisão pela reabertura é baseada em avaliação técnica criteriosa. A população pode visitar o zoológico com tranquilidade, pois as medidas de biossegurança seguem ativas”, afirmou.
A Seagri-DF reforça que suspeitas de doenças em aves silvestres ou domésticas devem ser comunicadas à Gerência de Sanidade Animal pelos canais: telefone (61) 99154-1539 ou e-mail falecomadefesa@seagri.df.gov.br. Por

Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger


*Com informações da Seagri-DF

 

PABLO VITTAR NA REAL - APARECE SEM ROUPA EM ESPELHO

Fofocalizando

Pabllo Vittar aparece sem roupa em espelho

o

 


Pabllo Vittar decidiu ousar em uma publicação nas redes sociais neste domingo (06). Nos stories do Instagram, a cantora e drag queen compartilhou uma foto no espelho em que aparece sem roupa. 

A imagem, é claro, não foi postada de uma forma explícita, mas um detalhe chamou atenção: na foto, é possível ver uma tatuagem íntima da cantora. Trata-se de um pequeno coração, que fica praticamente escondida quando está usando roupas íntimas ou de banho.

A imagem, é claro, não foi postada de uma forma explícita, mas um detalhe chamou atenção: na foto, é possível ver uma tatuagem íntima da cantora. Trata-se de um pequeno coração, que fica praticamente escondida quando está usando roupas íntimas ou de banho.

Vale relembrar que , no momento, Pabllo está viajando pelo Brasil com a turnê Batidão Tropical 2.0. 

Fofocalizando

Pabllo Vittar aparece sem roupa em espelho e tatuagem íntima é revelada

A cantora compartilhou uma foto ousada nos stories do Instagram, mostrando suas tatuagens

aNO INVERNO A PELE SOFRE COM A BAIXA UMIDADE DO AR

 Com a chegada do inverno, a umidade relativa do ar tende a despencar, atingindo percentuais críticos estimados entre 20% e 35% — podendo ficar abaixo de 20% nos períodos mais intensos de estiagem. Esse cenário configura “estado de alerta”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as partes do corpo que mais sofrem com a baixa umidade está a pele.

Sensação de pele "repuxando", coceira, descamação, vermelhidão, dermatites e até rachaduras com pequenos sangramentos são alguns dos sintomas mais visíveis do ressecamento provocado pelo tempo seco — desconfortos que afetam a qualidade de vida da população nesse período.

Para o tempo não há remédio, mas para as consequências dele, sim — e o primeiro passo é investir na hidratação. É o que orienta a médica dermatologista da TOTUM, Dra. Nathalia Murback. “Para manter a pele saudável durante o inverno, é indicado aumentar a ingestão de líquidos como água e sucos naturais, além de consumir alimentos como melancia, melão e laranja, que também têm alto teor de água. Precisamos lembrar que a hidratação começa de dentro para fora”, afirmou.

Mas o cuidado precisa ir além da alimentação. A escolha correta dos produtos para a pele também faz toda a diferença. “Evite utilizar sabonetes e outros itens muito agressivos. Invista naqueles com óleos naturais e ingredientes com alto poder de hidratação”, acrescenta a especialista. Com esses cuidados, é possível aproveitar as temperaturas mais baixas do inverno mantendo a saúde da pele em dia.


Sobre o CBCO Hospital de Olhos

O CBCO Hospital de Olhos, localizado em Goiânia, acumula 30 anos de experiência e é reconhecido internacionalmente pela sua expertise em retina, oftalmopediatria, e tratamento de casos raros e complexos. Pioneiro no uso de tecnologias avançadas no Brasil, o hospital possui equipamentos modernos e um corpo clínico de mais de 25 oftalmologistas especializados em diversas áreas da oftalmologia. O CBCO Hospital de Olhos faz parte do mesmo grupo da TOTUM Saúde e do Hospital de Olhos de Palmas.


quinta-feira, 3 de julho de 2025

ESTOQUE DE SANGUE EM ALERTA NO MÊS DE JULHO.

 ulho: estoques de sangue em alerta

 

GSH Banco de Sangue de Brasília faz apelo à população durante o inverno e o período de férias escolares

 

Julho chegou trazendo o frio do inverno e também um novo desafio: a queda preocupante nas doações de sangue. O GSH Banco de Sangue de Brasília faz um alerta urgente à população para a baixa nos estoques e convoca doadores para reverter esse cenário que pode ameaçar o atendimento a pacientes em tratamento.

 

Durante as férias escolares, muitas famílias viajam ou mudam sua rotina, o que naturalmente resulta em menor comparecimento às unidades de coleta. Somado a isso, o inverno é um período em que as doenças respiratórias, como gripes e resfriados, aumentam e acabam temporariamente afastando os doadores. Além disso, o frio acaba levando muitas pessoas a permanecerem em casa, o que contribui ainda mais para a queda nas doações.

 

“É um momento crítico. Precisamos urgentemente da colaboração da população. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e neste inverno, muitos pacientes dependem desse gesto solidário para continuar seus tratamentos”, afirma Ana Luiza Araújo, coordenadora regional de captação do GSH Banco de Sangue de Brasília.

 

A instituição reforça que doar sangue é seguro e rápido, e que a solidariedade não pode entrar em recesso. A recomendação é que pessoas saudáveis façam sua doação antes de viajar ou logo após retornarem, e que ajudem a divulgar a causa entre amigos e familiares.

 

Como e onde doar:

  • O GSH Banco de Sangue de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30.
  • Endereço: SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star).
  • Agendamentos: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648.

 

Compartilhe essa causa. Doe sangue, salve vidas. “Mesmo no frio, precisamos de corações aquecidos pela solidariedade. A doação de sangue é um gesto simples, mas de valor incalculável para quem precisa”, conclui Ana Luiza.

 

 

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Fotos anexas:


terça-feira, 1 de julho de 2025

CORREIOS ASSINAM ACORDO


 Nesta terça-feira (1), os Correios assinaram um Acordo de Cooperação Internacional com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), que oficializa sua atuação como operador logístico estratégico da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém/PA, de 10 a 21 de novembro de 2025.

O acordo representa um marco no fortalecimento do compromisso da estatal com a sustentabilidade, além de abrir portas para novas oportunidades de negócios e geração de receitas para a empresa, de acordo com os Correios. 

O acordo consolida, ainda, a marca Correios no cenário internacional como referência em soluções logísticas sustentáveis e eficientes.

A atuação da estatal contemplará desde o transporte internacional até a gestão integrada das operações logísticas do evento, incluindo armazenagem, desembaraço aduaneiro e entrega no local — com excelência e responsabilidade socioambiental.

Com essa iniciativa, os Correios reforçam sua posição como um agente ativo na agenda climática global, em consonância com o Plano Estratégico 2025-2029 e os princípios da Política de Sustentabilidade Empresarial da estatal.

Encontro global – A COP30 é uma reunião anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.

O evento representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. Além disso, permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

CANTINA DA MASSA ENTRANDO EM CLIMA DE INVERNO COM MENU PRA LÁ DE ESPECIAL



 

MINHA COLUNA DE HOJE NO JORNAL BRASÍLIA AGORA

TAGUATINGA- AÇÕES EDUCATIVAS DE TRÂNSITO

 

Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, recebe ações educativas de trânsito

Via urbana foi a que registrou mais ocorrências fatais em 2024

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem lançado ações educativas na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, via urbana que mais registrou sinistros fatais no ano passado, para sensibilizar condutores, pedestres e ciclistas sobre os riscos de transitar sem atenção, alcoolizado e em alta velocidade, fatores que têm sido mais presentes nas ocorrências de trânsito.

Na manhã desta terça-feira (1º), das 9h às 11h, os agentes atuaram em frente ao Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga, próximo à Avenida Hélio Prates. Já na quarta-feira (2), no mesmo horário, a atividade educativa será na faixa de pedestre próximo à lanchonete Gostey, na QNG 9, também na Avenida Hélio Prates (sentido Ceilândia). Haverá abordagem a pedestres e condutores com entrega de material educativo.

“Estamos com várias atividades educativas programadas para Taguatinga e Ceilândia durante esta semana”, anuncia a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Maria Moreira. “Temos ações nas faixas de pedestre, com entregadores de aplicativo, em postos de gasolina, no terminal rodoviário e em bares, a fim de reforçar as atitudes seguras no trânsito.”

O número de sinistros com morte na Hélio Prates tem diminuído nos últimos dez anos, saindo de seis ocorrências (2015) para quatro no ano passado - uma redução de 33%. Este ano, foram registradas duas ocorrências até maio. 

Por

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto