Anuncio

Anuncio

terça-feira, 29 de julho de 2025

FABRÍCIO CARPINEJAR NA CAIXA CULTURAL- SEMPRE UM PAPO

 Fabrício Carpinejar participa do Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília

 

 

O premiado escritor gaúcho Fabrício Carpinejar é o próximo convidado do Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília. Ele participa do projeto no dia 6 de agosto, quarta-feira, às 19h30, para falar sobre seu mais recente livro, “Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos”. Depois da conversa, mediada pelo jornalista e escritor Matheus Leitão, Carpinejar segue para uma sessão de autógrafos.

 

A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Os ingressos ficam disponíveis uma hora antes do início do evento, e a classificação indicativa é 14 anos.

 

No Sempre Um Papo, Fabrício Carpinejar conversará com o público sobre seu livro “Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos” (Editora Bertrand Brasil) e as temáticas que ele aborda, como relacionamentos, família e a passagem do tempo. Carpinejar tem mais de 50 livros publicados, entre eles “Manual do luto”; “Minha esposa tem a senha do meu celular”; “Depois é nunca”; e “Coragem de viver”. Suas obras transitam entre diversos gêneros, como crônica, poema, infantojuvenil e jornalismo literário.

 

 

“Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos”

 

“Se eu soubesse” é um livro que fala sobre maturidade e sobre evoluir com paz, serenidade, amor-próprio, e capacidade de perdoar. Em tom de terapia em voz alta, em uma narrativa formada por pequenos capítulos sem títulos, Carpinejar descreve a infância nos anos 1970, a adolescência nos anos 1980, e as mudanças de costumes ao longo do tempo. A narrativa apresenta reflexões sobre reminiscências familiares, criação dos filhos, gratidão pelos pais, casamento, recomeços profissionais e pessoais. Em meio a tudo isso, surgem lições sobre dor, amor e amizade.

 

 

Fabrício Carpinejar nasceu em Caxias do Sul e mora em Belo Horizonte. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, adotou a junção de seus sobrenomes em sua estreia poética, “As solas do sol”, de 1998. Carpinejar, definido por Luis Fernando Verissimo como uma “usina de lirismo”, recebeu em sua trajetória importantes reconhecimentos, como o Prêmio Jabuti, o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio Cecília Meireles, da União Brasileira de Escritores. Seus livros já ultrapassaram 1 milhão de exemplares vendidos.

 

 

Matheus Leitão, o mediador da conversa, tem especialização em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, Matheus Leitão trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu os mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do livro “Em nome dos pais”, que deu origem ao documentário homônimo exibido pela HBO.

 

O Sempre Um Papo, criado em Belo Horizonte pelo jornalista Afonso Borges, já esteve em Brasília de 2003 a 2009, também na CAIXA Cultural. Neste período, o projeto recebeu escritores como Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Fernando Morais, entre muitos outros, em programação mensal. 

 

Sempre Um Papo – 39 anos

 

Criado em 1986, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

 

canal no YouTube do Sempre Um Papo contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevante acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que hoje registra quase 9 milhões de visualizações.  

 

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Fabrício Carpinejar

Dia: 6 de agosto, quarta-feira, 19h30

Local: Caixa Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3 e 4.

Entrada gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes do início.

Informações: www.sempreumpapo.com.br – @sempreumpapo




Informações à imprensa:
Rodrigo Machado - (61) 9.8654.2569

PROVIDÊNCIA DE HOGO MOTTA- CASO ZAMBELLI


Hugo Motta: providências sobre Zambelli já estão sendo tomadas

"Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão - apenas sobre a perda de mandato”, esclareceu o presidente da Câmara

Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse nesta terça-feira (29) que aguarda manifestações oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano sobre a prisão da deputada federal Carla Zambelli. Nas redes sociais, o parlamentar disse que soube do evento pela imprensa e recebeu informações preliminares do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. 

“Importante lembrar que as providências que cabem à Câmara já estão sendo adotadas, por meio da Representação que tramita na CCJC, em obediência ao Regimento e à Constituição. Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão - apenas sobre a perda de mandato”, disse Motta. 

Zambelli foi presa pela polícia italiana na tarde de hoje, em Roma. A deputada tinha fugido do Brasil logo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol.

Em nota, a Polícia Federal afirma que "a presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário".

A decisão do STF também condenou Zambelli à perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis. Leonardo Lucena - Agência Brasil

PATINAÇÃO E PARCERIA COM GDF NO CRUZEIRO

 

Parceria entre GDF e escola de patinação artística leva esporte à comunidade do Cruzeiro

População pode praticar a modalidade no ginásio do Complexo Esportivo da cidade; vagas estão abertas e equipamentos podem ser alugados junto à instituição

Uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a  Escola de Patinação Artística Glide, oferece aulas de patinação artística no ginásio do Complexo Esportivo do Cruzeiro. Alunos com idades a partir de 5 anos são selecionados de acordo com as habilidades e encaminhados para turmas iniciantes ou avançadas. As aulas custam R$ 15 cada e ocorrem três vezes por semana: às segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h, e às terças-feiras, das 13h às 15h. Para quem ainda não tem equipamento, a escola disponibiliza patins para aluguel.

Com vagas disponíveis, o projeto vem democratizando a prática desportiva na região. A iniciativa é comandada por Pedro Henrique Soares, de 26 anos, e a irmã dele Maria Luiza Soares, 18 anos. Os dois são moradores do Cruzeiro desde que nasceram e atletas de patinação artística. Eles competem na categoria internacional individualmente e em dupla. Além disso, são vice-campeões brasileiros e integram a Seleção Brasileira de Patinação Artística.

Em 2025, participaram de diversos campeonatos internacionais, representando o Brasil. Em abril e maio, competiram nas duas semifinais da Copa do Mundo, em Buenos Aires, na Argentina, e em Trieste, na Itália, onde conquistaram a 7ª e a 10ª colocações, respectivamente. Já em junho, competiram no Pan-Americano, em Buenos Aires, onde se classificaram em 8º lugar. Os irmãos também foram convocados para a quarta edição dos Jogos Sul-Americanos de Esportes Sobre Rodas, em agosto, na cidade de Venâncio Aires (RS).

Vimos esse espaço que foi renovado, que fizeram essa quadra… Achamos muito legal. Entramos em contato com a Administração do Cruzeiro e o administrador recebeu a iniciativa”, conta Pedro Henrique. Segundo ele, o desafio era encontrar um local com segurança e adequado para as aulas.

O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, diz que a iniciativa já é um sucesso na cidade. “Abraçamos a ideia e aqui estamos. Está sendo um sucesso! Há muitas pessoas nos procurando, crianças principalmente”, comenta. “Esse é o nosso papel – fazer essa integração da população com o Estado, principalmente no esporte”.

A aluna Maria Luiza Costa Mangia, 13 anos, fazia vôlei no complexo esportivo e passou a praticar patinação artística. Ela conta que se encantou ao ver as aulas. “Adoro fazer patinação desde que eles chegaram. Gosto de praticar todos os esportes, então achei muito legal. Quero ganhar muitas medalhas”, afirma.

Isabel de Aníbal Espinheira, 12, também se encantou ao ver as aulas e se matriculou. “Eu e os meus amigos estávamos aqui e vimos que tinha gente patinando. Aí a gente foi olhar e achou muito legal e muito bonita a patinação”, relata.

Atleta há seis anos, Giovana Mariquito Ribeiro conta que o complexo esportivo oferece ótimas condições para o treino. “O espaço é maravilhoso. Assim tenho mais energia para vir treinar, mais ânimo de estar aqui com os meus amigos, com esse técnico maravilhoso que é o Pedro. E o espaço é muito acolhedor, muito seguro, tudo maravilhoso”, comemora.

Patinação artística

A modalidade, que combina técnica esportiva e expressão artística, oferece uma série de benefícios: melhora a coordenação motora, flexibilidade, postura e equilíbrio, além de fortalecer a musculatura e o sistema cardiovascular. Também contribui para a saúde mental, promovendo disciplina, foco e autoestima. Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo


CEASA DFR ANUNCIA NOVA LICITAÇÃO

 

Com investimentos em infraestrutura, Ceasa-DF anuncia nova licitação

Obras visam melhorar o abastecimento, a logística e as condições de trabalho num dos maiores centros de distribuição de alimentos do DF

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) tornam público o aviso de licitação para contratação de serviços de reforma nas coberturas dos galpões do complexo. A Concorrência Eletrônica nº 90001/2025 será realizada no dia 14 de agosto de 2025, com critério de julgamento por maior desconto sobre o valor estimado de R$ 3.332.709,45.

O processo licitatório prevê a reforma dos telhados de diversos blocos, com o objetivo de corrigir infiltrações, substituir telhas danificadas, recuperar calhas corroídas e rufos comprometidos, além de realizar a impermeabilização de áreas críticas. A iniciativa visa garantir mais segurança aos permissionários e trabalhadores, além de preservar as mercadorias comercializadas no local.

De acordo com o presidente da Ceasa-DF, Bruno Sena, essa é apenas uma das várias ações de modernização em andamento no complexo. “Estamos com várias obras em curso. Entre elas, a construção de três novos banheiros modernos, e a reforma de toda a rede elétrica da Ceasa, que incluiu a individualização das contas e a digitalização dos relógios de energia”, destacou.

Além disso, outras ações estão em andamento, como a troca dos forros antigos por estruturas novas, com contrato já assinado. Também estão em fase de projeto a implantação de 140 câmeras de videomonitoramento, a execução de uma nova rede hidrossanitária e a revitalização do piso do Pavilhão B8 — conhecido como “pedra” — onde serão reformados 5 mil metros quadrados.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, o objetivo é entregar uma Ceasa-DF totalmente modernizada. “O Governo do Distrito Federal vem investindo para que a Ceasa-DF possa oferecer uma estrutura mais eficiente e adequada às necessidades de todos. São intervenções que melhoram a funcionalidade, aumentam a segurança e proporcionam mais conforto para quem trabalha ou circula pelo complexo todos os dias.”

Outra frente importante de melhorias foi determinada diretamente pelo governador Ibaneis Rocha. Segundo Bruno, a Novacap está responsável pela elaboração de um projeto para a troca da massa asfáltica da Ceasa-DF. “É uma obra fundamental para melhorar o tráfego interno. O volume de asfalto não é tão grande em termos de lote, mas a área da Ceasa é extensa. A licitação já está prevista, com valor estimado em R$ 16 milhões, e deve ocorrer ainda este ano”, informou o presidente.

A Ceasa-DF desempenha um papel fundamental na segurança alimentar da capital, consolidando-se como o maior centro de distribuição e comercialização de alimentos da região. Ela é responsável por abastecer feiras, supermercados, restaurantes e outros pontos de venda, garantindo o fluxo contínuo de frutas, legumes, verduras e demais produtos essenciais, conectando diretamente produtores rurais e consumidores. Além de fomentar a economia, fortalece a agricultura familiar e contribui para a oferta de preços mais acessíveis, sendo peça-chave na logística alimentar do Distrito Federal.

A sessão da disputa será realizada às 10h do dia 14 de agosto de 2025, por meio da plataforma oficial do governo federal. O edital completo está disponível nos sites www.ceasa.df.gov.br e www.gov.br/comprasAgência Brasília* | Edição: Ígor Silveira


*Com informações da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)

QUER GANHAR DINHEIRO PARA VIVER NUMA ILHA DA IRLANDA? OPORTUNIDADE UNICA



Este país da Europa paga para quem se aventurar a viver em suas ilhas remotas

O plano, com duração de 10 anos, quer reverter as taxas de declínio populacional em até 23 ilhas costeiras do país; entenda

Em junho de 2023, o governo da Irlanda lançou um plano de dez anos com o objetivo de reverter as taxas de declínio populacional acelerado em suas 23 ilhas costeiras no Atlântico, que estão desconectadas do restante do país insular pelas marés e não têm acesso por pontes ou estradas.

O plano, nomeado "Our Living Islands" (nossas ilhas vivas, em tradução livre), busca atrair novos habitantes para ilhas como Aran Islands, Inishbofin, Bere, Dursey e Tory Island (a mais remota entre elas), atualmente com menos de três mil moradores permanentes. De acordo com o governo do país, os moradores mais jovens tendem a deixar as comunidades isoladas ao buscar oportunidades de educação e emprego, o que resulta em uma população mais envelhecida e em risco de gradual esvaziamento.

A iniciativa também deve atuar em diferentes eixos da vida comunitária, como o fortalecimento das economias locais (com programas de suporte à agricultura sustentável e ao turismo, ao artesanato e à construção de uma infraestrutura digital que permita o trabalho remoto), além dos incentivos financeiros para a compra e a renovação de casas abandonadas nas ilhas.

O programa não é restrito para nacionais, o que significa que estrangeiros também podem se candidatar ao subsídio. No entanto, é necessário ter um visto de residência fixa no país, que pode ser obtido por meio de oportunidades de emprego formal, investimentos ou ter permanecido como residente legal por pelo menos cinco anos.

O que o governo oferece?

Como parte do programa Croí Cónaithe, o governo da Irlanda oferece até €60.000 a proprietários de casas abandonadas ou degradadas que desejem restaurá-las. Como os imóveis podem ser adquiridos por valores bastante baixos, o subsídio se destina principalmente a cobrir os custos de manutenção e reforma para permitir a moradia.

Para propriedades muito degradadas, o valor pode chegar a até €84.000.

As propriedades elegíveis são aquelas construídas antes de 1998 e que estejam desocupadas há pelo menos dois anos.

Não é necessário, obrigatoriamente, residir no imóvel: quem for restaurar também pode optar por alugá-lo, desde que seja para moradores de longo prazo, informa o governo.

É preciso, além disso, que a pessoa a receber o benefício esteja com os impostos em dia e não seja uma empresa ou incorporadora imobiliária (como forma de evitar a especulação).

O subsídio cobre reformas estruturais ou estéticas, como troca de telhados, melhorias no isolamento, reparos estruturais e outras obras essenciais.

No entanto, caso o imóvel seja vendido antes de um determinado período (entre cinco a dez anos após a aplicação do subsídio), o valor pode ser reivindicado de volta pelo governo.

Em Aranmore, uma das ilhas beneficiadas pelo programa — que tinha cerca de 500 habitantes em 2022 —, já há novos moradores vivendo com apoio de hubs de trabalho remoto, segundo o jornal Irish Times.

A ilha está localizada na costa oeste do condado de Donegal, ao norte do país, e é uma vila pacata que remonta aos tempos pré-celtas, com alguns vestígios de ocupação primitiva. No sul da ilha, próxima às rotas marítimas do Atlântico, ergue-se um farol que serviu como posto de monitoramento durante a Segunda Guerra Mundial.

Paredões rochosos

Em geral, as cerca de 30 ilhas remotas incluídas no programa formam um arquipélago diverso, com paisagens marcadas por paredões rochosos atrás dos quais se estende o mar, e uma vegetação composta por gramíneas e musgos.

Essas ilhas preservam tradições centenárias e abrigam comunidades pequenas — às vezes com menos de cem pessoas —, em que se falam tanto o irlandês como o gaélico. São compostas por casas simples com elementos em pedra, ruínas monásticas e pequenos portos pesqueiros.

Algumas ilhas recebem maior número de pessoas durante as férias, mas todas enfrentam o envelhecimento da população e estão sob a ameaça de se tornarem inabitadas com o passar dos anos. Por Anne Silva- Revista Forum 

DIA DOS PAIS- SORTEIO DE BICICLETAS

 Pedale com o coração: Venâncio Shopping lança promoção de Dia dos Pais com sorteio de bicicletas

Campanha valoriza momentos em família ao ar livre e incentiva a prática de exercícios em Brasília

 

Em clima de celebração ao Dia dos Pais, o Venâncio Shopping convida o público a movimentar corpo e coração com uma campanha que une carinho, saúde e qualidade de vida. De 29 de julho a 16 de agosto, a cada R$ 250 em compras, os clientes ganham 1 número da sorte para concorrer a kits incríveis compostos por uma bicicleta adulta, uma bicicleta infantil e acessórios. Serão dois sorteados, com apuração pela Loteria Federal no dia 20 de agosto.

 

E tem mais: quem fizer compras aos finais de semana ganha números da sorte em dobro, aumentando as chances de levar os prêmios para casa. A campanha “Histórias de Pai para Filho” é um convite para viver momentos em família ao ar livre, aproveitando tudo o que Brasília oferece.

 

“Queremos que os clientes celebrem o Dia dos Pais com afeto, movimento e experiências que fiquem na memória. A campanha Histórias de Pai para Filho valoriza o tempo em família e promove a conexão entre gerações de forma saudável e afetiva. É a primeira vez que o Venâncio realiza uma ação promocional para essa data, e estamos confiantes de que ela terá um impacto positivo tanto no fluxo de visitantes quanto nas vendas dos nossos lojistas”, destaca Rosângela Castro, gerente de marketing do Venâncio Shopping.

 

Localizado no coração da capital, o Venâncio está a poucos passos do Parque da Cidade, um dos espaços mais amados pelos brasilienses para pedalar, correr e respirar natureza. Confira regulamento completo da campanha em www.venancioshopping.com.br

 

Estacionamento promocional

Para maior comodidade, o shopping proporciona conforto e segurança aos clientes, que além de contar com estacionamento coberto a um preço fixo de R$ 8, de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h, também oferece estacionamento gratuito para compras acima de R$ 50 aos finais de semana e feriados. Para ter acesso ao benefício de gratuidade, basta levar o comprovante da compra realizada e validar o ticket no Balcão de Informações, no piso G1. Promoção válida das 8h às 23h59 e não cumulativa com outros benefícios. Para mais informações consulte o regulamento no site www.venancioshopping.com.br. 


CANTOR LEONARDO FALA SOBRE SEPARAÇÃO DE ZÉ FELIPE E VIRGINIA

 

Leonardo fala pela primeira vez sobre separação de Virginia Fonseca e Zé Felipe

O cantor sertanejo Leonardo quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre o fim do casamento de Virginia Fonseca e Zé Felipe

O cantor sertanejo Leonardo falou pela primeira vez sobre o fim do casamento de Virginia Fonseca e seu filho, o cantor Zé Felipe. Os dois, que são pais de Maria AliceMaria Flor e José Leonardo, anunciaram o término do casamento em maio. 

Em entrevista ao perfil Conceito Sertanejo, o artista confessou que está sofrendo com a separação, mas ressaltou que seu carinho pela influenciadora digital será para sempre. 

"Não existe ex-sogro. É pra sempre. A Virginia é uma pessoa maravilhosa. Estou sofrendo demais por dentro, todo mundo, o Brasil. Um monte de gebte não queria isso. Virgiia é um ser maravilhoso que apareceu nas nossas vidas. Nos deu três presentes. Três crianças maravilhosas", afirmou ele. 

Em seguida, Leonardo falou sobre a possibilidade de uma reconciliação. "São duas crianças, 27 anos de idade, a gente entende. Acabou o amor. Eu não sei nada e também não quero saber. Se Deus nos abençoar, que eles fiquem, voltem, que acabe com isso. Vamos ser família para sempre", finalizou. Daniela Santos- CARAS


MINHA COLUNA DE HOJE NO JORNAL BRASÍLIA AGORA

segunda-feira, 21 de julho de 2025

 

Governador define prioridades para o segundo semestre em reunião com secretários e presidentes de empresas

Ações e projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, social e turismo estão entre os focos do GDF para os próximos meses

O governador Ibaneis Rocha reuniu, na manhã desta segunda-feira (21), os secretários de Estado e os presidentes de empresas do Distrito Federal com o objetivo de definir as ações do segundo semestre deste ano na Residência Oficial de Águas Claras (Roac). Durante o encontro, o chefe do Executivo elencou as principais metas do Governo do Distrito Federal (GDF) para os próximos meses. Infraestrutura, saúde, social, segurança e turismo estão entre as áreas destacadas como prioritárias para desenvolver ainda mais a capital federal.

“O trabalho que estamos desenvolvendo aqui no Distrito Federal tem trazido um efeito muito importante para a população. Mas temos que nos programar até o final do ano para que possamos continuar, cada vez mais, fazendo um trabalho bem-feito”, destacou Ibaneis Rocha. “Nós queremos manter o nível da nossa economia, investindo muito na área de obra, na revitalização da cidade e na questão do turismo, que cresceu muito. Também estamos caminhando para solucionar os problemas na saúde com os novos programas, e ainda temos muitas ações na área social, em que já avançamos muito”, acrescentou.

Obras e melhorias urbanas

Na área de infraestrutura, Ibaneis Rocha reforçou o compromisso do GDF em entregar as reformas das quadras 1 e 6 do Setor Comercial Sul e de toda a urbanização do Sol Nascente, incluindo trabalhos para a implantação de uma delegacia de polícia e de um batalhão da Polícia Militar para reforçar a segurança na região administrativa. 

Também lembrou que o governo atua para iniciar as obras de recapeamento asfáltico da Asa Norte e de trechos rurais nas DF-270 e DF-100 e do novo 6º Batalhão da PMDF, no Plano Piloto, além da urbanização do Pôr do Sol e de Santa Luzia. Nesta última, o governo também realizará o cadastramento de famílias para o programa Cartão Material de Construção, que oferece auxílio financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o governador pediu celeridade na construção das moradias do Residencial Tamanduá.

Ibaneis Rocha ainda aproveitou para destacar o trabalho do governo em melhorar a iluminação pública com a substituição e implantação das lâmpadas de LED. Segundo o governador, mais de 100 mil já foram trocadas em todo o DF pela CEB Iluminação Pública e Serviços (Ipes) como parte do Programa DF 100% LED, que prevê a instalação de 173 mil luminárias em todas as regiões administrativas, com investimento de mais de R$ 200 milhões.

Projetos em diversas áreas

Entre as iniciativas previstas para os próximos meses, estão o lançamento do novo bairro do Jóquei Clube, a segunda etapa da reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro e a reinauguração do Autódromo de Brasília, que, em novembro, vai receber uma corrida oficial da Stock Car. 

O GDF também pretende lançar a licitação para construção de duas novas pontes no Lago Sul e expandir a rede de restaurantes comunitários, com unidades previstas para regiões como Arapoanga, Água Quente e Ceilândia.

Na educação, o plano inclui reformas em cerca de 50 escolas da rede pública e a ampliação do modelo de escolas de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e Segurança Pública 

O GDF também pretende lançar a licitação para construção de duas novas pontes no Lago Sul e expandir a rede de restaurantes comunitários, com unidades previstas para regiões como Arapoanga, Água Quente e Ceilândia.

Na educação, o plano inclui reformas em cerca de 50 escolas da rede pública e a ampliação do modelo de escolas de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e Segurança Pública. Estão nos planos novos centros de convivência para idosos e reativação dos centros da juventude. 

O governo discute também contratos de manutenção do Zoológico e do Jardim Botânico, que registraram aumento de público com os programas Vai de Graça e Lazer Para Todos, que garantem gratuidade no transporte e entrada aos domingos e feriados. Está previsto ainda um projeto para instalação de 50 bebedouros públicos em parques e áreas de lazer, como o Parque de Águas Claras, o Taguaparque e o Zoológico, além da reforma completa do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, incluindo a substituição dos gradis.

Fomentos para saúde, cultura e turismo

No âmbito da saúde, o governador celebrou os novos programas lançados pela Secretaria de Saúde, que incluem a ampliação de tratamentos oncológicos e de cirurgias eletivas. “Esses novos programas vão representar uma redução muito grande nas filas. Estamos falando de pacientes com câncer sendo tratados num prazo de 90 dias. Isso tudo vai diminuir a pressão dentro dos hospitais e das nossas unidades básicas. Temos a proposta de que sejam feitas 16 mil cirurgias eletivas até o início do ano que vem. Com isso, vamos retomar o fôlego para que possamos atender a população”.

Em reforço ao segmento turístico e cultural da cidade, Ibaneis Rocha destacou o sucesso de iniciativas como o programa Vai de Graça e o investimento em eventos que recebem pessoas de outros estados e países, como o Capital Moto Week, que se inicia em 24 de julho, a Expoabra, em setembro, na Granja do Torto e o 2º Encontro Cultural das Capitais Ibero-americanas, em 2026. “Houve uma mudança no movimento dos shoppings centers e das áreas comerciais. Isso tudo porque as pessoas saíam aos finais de semana apenas uma vez, agora estão saindo em média até três vezes da sua residência, seja para o comércio, seja para a igreja ou visitar parentes”, afirmou.

Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

MISTÉRIO NA MORTE DE PRIMA DOS PRINCIPES WILLIAM E HARRY

 

Prima dos príncipes William e Harry é encontrada morta aos 20 anos

Prima dos príncipes William e Harry, Rosie Roche morreu aos 20 anos dentro de casa. Saiba como a polícia registrou o casoPrima dos príncipes William e Harry, Rosie Roche morreu aos 20 anos de idade. De acordo com o jornal The Sun, ela foi encontrada morta dentro de casa, em Norton, Wiltshire, no dia 14 de julho.

A investigação apontou que existia uma arma de fogo perto dela. A jovem foi localizada já sem vida por sua família. Ela morreu enquanto fazia as malas para uma viagem com amigos.

No momento, a polícia considera que a morte da jovem não é suspeita e que não houve envolvimento de terceiros.

Rosie era estudante do curso de Literatura Inglesa na Universidade de Durham. Ela era filha de Hugh e Pippa, e neta de Derek e Rae Long. Derek Long era um tio da princesa Diana.por Priscilla Comoti- Caras


jJANTAR NA CANTINA DA MASSA

 Como de costume, saboreando as delícias da Cantina da Massa, e lembrando os pratos da minha infância. Tudo perfeito nos mínimos detalhes.


FESTIVAL KIDS ON THE ROCKS COMEÇA AMANHA

 CAIXA Cultural Brasília apresenta o Festival Kids On The Rocks

 

Cultura, brincadeira, sustentabilidade e muita imaginação estão na ordem do dia do evento que contará com shows, oficinas, teatro, circo e experiências criativas para crianças de todas as idades


A CAIXA Cultural recebe, de 22 a 27 de julho, o festival KIDS ON THE ROCKS, primeira edição de um evento inteiramente dedicado ao público infantil – e para quem mais quiser entrar na brincadeira. Idealizado pela produtora Casa de Fulô, o festival mescla oficinas, circo, teatro e shows com estrelas do rock, em uma programação vibrante e plural que vai ocupar espaços internos e externos da CAIXA Cultural, unindo arte, natureza, movimento, inventividade e preservação ambiental. Tudo isso durante as férias escolares a preços populares e oficinas com entrada gratuita. Os ingressos estão à venda na bilheteria física e on-line da Caixa (bilheteriacultural.com.br).

 

Grandes nomes da cena cultural infantil estarão presentes no festival, como o Pato Fu em colaboração com o grupo de Teatro de Bonecos Giramundo, com o espetáculo “Música de Brinquedo”; Versão de O Teatro Mágico para crianças, com o show inédito “A Primeira Cabeça na Lua”, e o Pequeno Cidadão com o show “Vem Dançar, em uma apresentação cheia de cores e interatividade. Nos palcos, ainda entram em cena: Intrépida Trupe com o espetáculo acrobático “Intrépida Matinë”, o grupo Farra dos Brinquedos com o espetáculo de teatro musical “Tudo Quanto é Coisa”, além do Circo Teatro Udi Grudi com “Em ConSerto”– todos mesclando circo, música e teatro de maneira lúdica e encantadora.

 

Mas o KIDS ON THE ROCKS vai muito além do palco. Durante os seis dias de evento, o público poderá explorar uma verdadeira cidade de brincar ao ar livre, com brinquedos infláveis incríveis da Enjoy for Fun e as atrações do Parque de Aventuras Radical Kids, que incluem tirolesa, slackline e parede de escalada.

 

A área externa também contará com a feira gastronômica Green Kids e de uma tenda especialmente dedicada às oficinas, pensadas para estimular a criatividade, a expressão e o aprendizado das crianças de forma divertida e acolhedora. Entre as atividades, destacam-se a oficina de percussão de maracatu, a horta orgânica, contação de histórias, acrobacia, capoeira, teatro, dança e a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis — todas desenvolvidas com uma curadoria atenta e um olhar sensível para a infância.

 

Mais do que entreter, o festival propõe uma pausa, um convite para desacelerar, abandonar as telas e experimentar novas formas de estar junto. “A ideia foi criar um evento que ofereça uma programação pensada com muito carinho para as crianças, criando experiências inesquecíveis através do mergulho na arte de qualidade e em atividades que despertem a curiosidade e de fato colaborem para um desenvolvimento construtivo. Como mãe e produtora de eventos, sentia uma

 

falta de eventos infantis que de fato fossem realizados com qualidade, como se evento para crianças fosse algo menos importante. Cada atração foi pensada com o coração e no que minha filha, Maria Flor, gostaria de assistir e quais oficinas e atrações a gente considerava muito especiais. Assim fomos tecendo o Kids on the Rocks. Evento para curtir com toda a família, o festival infantil chega para somar no desenvolvimento de pequenos cidadãos conscientes, saudáveis e felizes. Brasília merecia um festival assim. O destaque vai para os shows de música com astros do rock, espetáculos de teatro, circo e musical com acesso à preços populares e que acontecerão no Teatro da Caixa. Além disso, vamos ocupar a Caixa Cultural, realizando atividades na área externa como alimentação, parques para crianças de todas as idades. Como contrapartida social, o Festival vai oferecer 15 oficinas incríveis em colab com a CAIXA Gente Arteira, com entrada gratuita, explica Anamaria Rigotto, idealizadora e promotora do festival.

 

Comprometido com a construção de um planeta melhor, o evento chega para realizar a Ocupação Kids on The Rocks na Caixa Cultural Brasília. Assim nasce a primeira edição deste festival infantil de artes integradas, que pretende se

firmar como uma referência no calendário cultural das férias de julho na capital. Um espaço onde brincar é visto não apenas como diversão, mas como uma atividade essencial e transformadora.

 

 

Sobre a Casa de Fulô Prod

A Casa de Fulô é uma agência de produção cultural e de conteúdo com sede no Rio de Janeiro e em Madri (Espanha). A empresa realiza os festivais Sunset Rio Instrumental (Rio de Janeiro), IBEROEXPERIA (Madri e Barcelona) e Kids on the Rocks (Brasília), além de colaborar na coprodução de eventos culturais e como festivais e feiras de música. Dirigida pela empresária Anamaria Rigotto, a Casa de Fulô também presta serviços de management e booking nacional e internacional, com destaque para jazz e world music.

 

Programação completa:

 

TERÇA, 22 de julho 2025

11h às 19h – Parque infantil com brinquedos infláveis para crianças de 3 a 8 anos (Área externa)

11h às 19h – Parque de aventuras com Slackline, tirolesa e parede de escalada para crianças de 8 a 13 anos (Área externa)

11h às 19h - Área gastronômica com 6 foodtrucks de comidas saudáveis e variadas (Área externa)

13h às 15h: Contação de Histórias com Lili Buriti e Suas Histórias _ Eliana Carneiro, da Cia Os Buriti (Área externa)

15h às 16h30: Oficina de Massinha de Modelar Sustentável _ CAIXA Gente Arteira (Área externa)

16h30 às 18h: Oficina de percussão de cultura popular - Maracatu, com Téo Monteiro _ Vivendo e Batucando – (Área externa)

 

QUARTA, 23 de julho 2025

11h às 19h – Parque infantil com brinquedos infláveis para crianças de 3 a 8 anos (Área externa)

11h às 19h – Parque de aventuras com Slackline, tirolesa e parede de escalada para crianças de 8 a 13 anos (Área externa)

11h às 19h - Área gastronômica com 6 foodtrucks de comidas saudáveis e variadas (Área externa)

13h às 15h:  Oficina de Culinária Orgânica com degustação – Nutri Dunitê

(sala 1)

15h às 16h30: Oficina Bonecos da Natureza – construção de personagens a partir de elementos como folhas, gravetos e sementes _ CAIXA Gente Arteira (Área externa)

16h30 às 18h: Criando a Horta Orgânica, com plantio mudas de temperos, hortaliças E PANC _ Juarez Martins, da Horta Linda (Área externa)

 

 

QUINTA, 24 de julho 2025

11h às 19h – Parque infantil com brinquedos infláveis para crianças de 3 a 8 anos (Área externa)

11h às 19h – Parque de aventuras com Slackline, tirolesa e parede de escalada para crianças de 8 a 13 anos (Área externa)

11h às 19h - Área gastronômica com 6 foodtrucks de comidas saudáveis e variadas (Área externa)

13h às 15h: Oficina de Histórias para Viajantes do Tempo _ Eliana Carneiro, da Cia Os Buriti (Área externa)

15h às 16h30: Oficina Brincadeira de Bolha de Sabão Gigante – com uso de Materiais Biodegradáveis _ CAIXA Gente Arteira (Área externa)

16h30 às 18h:  Oficina Afinando o Mundo – Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclável _ Udi Grudi  (Área externa)

 

SEXTA, 25 de julho 2025

11h às 12h30 : Espetáculo Intrépida Matinê, com a Intrépida Trupe    (Teatro)

11h às 19h – Parque infantil com brinquedos infláveis para crianças de 3 a 8 anos (Área externa)

11h às 19h – Parque de aventuras com Slackline, tirolesa e parede de escalada para crianças de 8 a 13 anos (Área externa)

11h às 19h - Área gastronômica com 6 foodtrucks de comidas saudáveis e variadas (Área externa)

13h30 às 15h - Oficina de Massinha de Modelar Sustentável _ CAIXA Gente Arteira (Área externa)

15h30 às 17h – Oficina de Capoeira com Mestre Foca _ da UCDF Capoeira (Área Externa)

18h às 19h30 – Show Música de Brinquedo _ Pato Fu & Grupo Giramundo (Teatro)

 

SÁBADO, 26 de julho 2025

11h às 12h30 : Teatro Musical Tudo Quanto É Coisa _  Farra dos Brinquedos  (Teatro)

11h às 19h – Parque infantil com brinquedos infláveis para crianças de 3 a 8 anos (Área externa)

11h às 19h – Parque de aventuras com Slackline, tirolesa e parede de escalada para crianças de 8 a 13 anos (Área externa)

11h às 19h - Área gastronômica com 6 foodtrucks de comidas saudáveis e variadas (Área externa)

13h30 às 15h - Oficina Bonecos da Natureza – construção de personagens a partir de elementos como folhas, gravetos e sementes _ Caixa Gente Arteira (Área externa)

15h30 às 17h - Oficina A Cobra na Bacia _ Intrépida Trupe (Área Externa)

18h às 19h30 – Show A Primeira Cabeça na Lua _ versão infantil de O Teatro Mágico, por Fernando Anitelli (Teatro)

 

DOMINGO, 27 de julho 2025

11h às 12h30 - Espetáculo Em Conserto, com Circo Teatro Udi Grudi  – (Teatro)

11h às 19h – Parque infantil com brinquedos infláveis para crianças de 3 a 8 anos (Área externa)

11h às 19h – Parque de aventuras com Slackline, tirolesa e parede de escalada para crianças de 8 a 13 anos (Área externa)

11h às 19h - Área gastronômica com 6 foodtrucks de comidas saudáveis e variadas (Área externa)

13h30 às 15h - Oficina Brincadeira de Bolha de Sabão Gigante – com uso de Materiais Biodegradáveis _ Caixa Gente Arteira (Área Externa)

15h30 às 17h - Oficina Nós No Bambu - expressão corporal e dança com bambus, com Poema Muhlenberg (Área externa)

18h às 19h30 - Show Vem Dançar,  Pequeno Cidadão (Teatro)

 


Serviço

KIDS ON THE ROCKS – 1ª edição

De 22 a 27 de julho de 2025

Local: Teatro e área externa da Caixa Cultural Brasília

Setor Bancário Sul Q. 4 - Asa Sul
Venda de ingresso: 12 de julho, a partir das 9h na bilheteria física, e a partir de 13h na bilheteria cultural (bilheteriacultural.com.br)


Atividades da Ocupação Kids on The Rocks na Caixa Cultural Brasília:

 

Parque Kids com Brinquedos Infláveis da Nuvé (terça a domingo) – bolha transparente gigante, pula pula e piscina de bolinha e (3 a 8 anos): a partir de R$25 (1 brinquedo) a R$ 60 Passaporte All Day Use

 

Parque de Esportes Radicais (terça a domingo) – tirolesa de 20 metros, parede de escalada e slackline (8 a 13 anos): a partir de R$25 (1 brinquedo) a R$ 60 (Passaporte All Day Use).

 

Área gastronômica (terça a domingo): 6 foodtrucks de comidas variadas, gostosas e saudáveis. Viva Paleteria - paletas mexicanas; Chico Chicó – Caldos e refeições com carne, arroz, feijão e salada: Arroz de Carreteiro – Refeições e petiscos; Fuxiqueria Sucos Naturais - sucos e sanduíches Naturais; Crepe Voyage – crepes; Açaí da Lili - Açaí e Tapioca; Cerrado Beer – Cervejas artesanais

 

Oficinas Kids on the Rocks e CAIXA Gente Arteira (terça a domingo) - O Kids on the Rocks vai oferecer 9 oficinas e a CAIXA Gente Arteira outras 6 oficinas, totalizando 15 oficinas com acesso gratuito à população.                                                                                                                         

Inscrição através de senha com retirada 1 hora antes de cada oficina, sujeito a lotação do espaço. Cada oficina terá capacidade para 30 crianças. As senhas serão retiradas na recepção da CAIXA Cultural, que fica localizada no foyer, com apoio da equipe da CAIXA Gente Arteira.

 

Espetáculos no Teatro da Caixa (sexta a domingo) - 11h às 12h30, espetáculos com Intrépida Trupe, Farra dos Brinquedos e Udi Grudi: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia – estudantes e clientes Caixa)

 

Shows no Teatro da Caixa (sexta a domingo) - 18h às 19h3, shows com Pato Fu & Giramundo, O Teatro Mágico versão infantil e Pequeno Cidadão: : R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia – estudantes e clientes Caixa)