Anuncio

Anuncio

sábado, 30 de novembro de 2024

CULINÁRIA SOCIAL. PROJETO DE CAPACITAÇÃO GDF

 

Culinária Social une capacitação em gastronomia e segurança alimentar no Distrito Federal

Projeto que terá cursos gratuitos será lançado sábado (30), na Estrutural

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Com a missão de transformar vidas por meio da gastronomia, o Instituto Culinária Social (ICS),em parceria com a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), lança o projeto Culinária Social, iniciativa que alia capacitação profissional à luta contra a fome. O lançamento será sábado (30), às 10h, na Praça Central da Estrutural, em frente à sede do ICS. Na ocasião, será servida a tradicional Galinhada do Amor da chef Ada Silva.

O Culinária Social oferece formação gratuita em gastronomia para 270 pessoas, com cursos que vão desde confeitaria e panificação até culinária saudável e chocolataria, com destaque para técnicas culinárias voltadas ao empreendedorismo

Além da capacitação profissional, o Culinária Social reforça o compromisso com a solidariedade alimentar por meio da entrega de 200 refeições diárias da Galinhada do Amor. As refeições são distribuídas na Praça do Cidadão, às segundas, terças e quintas-feiras; e no Setor Comercial Sul, próximo à Caixa Econômica Federal, às quartas-feiras.

Desde a fundação, o ICS demonstra que a gastronomia é uma força transformadora capaz de alimentar sonhos e construir pontes para um futuro melhor. O Culinária Social é a materialização desse ideal, unindo pessoas, promovendo dignidade e mostrando que o sabor da solidariedade é o ingrediente principal para a mudança que queremos ver no mundo.

“Comecei a trabalhar com o social em 1999. De lá para cá, criei três projetos que marcaram minha jornada: o Capacitando Vidas, a Galinhada do Amor e o Cesta Básica Solidária. Foi a partir dessas iniciativas que nasceu o Instituto Culinária Social, com a missão de transformar vidas por meio da gastronomia”, afirma a chef Ada Silva, presidente do Instituto Culinária Social.

A SEFJ-DF é apoiadora do projeto e avalia a iniciativa como uma ferramenta importante de geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade. “Essa é uma oportunidade para que famílias em situação de vulnerabilidade possam adquirir novos conhecimentos e iniciar a mudança da realidade econômica em que vivem. Acredito que projetos como esse resgatam a dignidade das pessoas e as fazem sonhar novamente com possibilidades que até então eram desconhecidas”, afirma o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

Confira os cursos do Culinária Social

⇒ Confeitaria – Faça e Venda: 2/12 a 6/12
⇒ Panificação (pães artesanais e panetones): 9/12 a 13/12
⇒ Pizzas e croissant: 16/12 a 20/12
⇒ Sobremesas diet e light: 13/1/2025 a 17/1/2025
⇒ Culinária saudável (sem glúten e sem lactose): 20/1/2025 a 24/1/2025
⇒ Confeitaria (bolos e doces): 27/1/2025 a 31/1/2025
⇒ Salgados assados: 3/2/2025 a 7/2/2025
⇒ Quitutes: 10/2/2025 a 14/2/2025
⇒ Chocolataria (bombons, trufas, ovos de Páscoa): 17/2/2025 a 21/2/2025.

*Com informações da SEFJ-DF


SUPERINTEDENTE DA PRF É DEMITIDA DEPOIS QUE VAZARAM FOTOS DELA COM GOLPISTAS

 PERDEU O CARGO

Superintendente da PRF é exonerada após descoberta de fotos

Vanessa Martins Félix, que já foi da Aeronáutica e da PMDF, frequentava acampamento golpista em Brasília e era entusiasta dos grupos de extrema direita

A superintendente executiva da Polícia Rodoviária Federal, Vanessa Martins Félix, foi exonerada do cargo na sexta-feira (29) após fotos dela participando do acampamento golpista instalado na porta do QG do Exército, em Brasília, terem sido descobertas e levadas ao conhecimento público, em que pese o fato de as imagens terem sido mantidas todo esse tempo, do fim de 2022 até hoje, em suas redes sociais.

Figura relativamente conhecida dos meios policiais e militares, já que ela foi integrante da Aeronáutica e primeira paraquedista mulher da corporação, além de ter sido da PMDF, Vanessa, que ostenta inúmeras fotos com os uniformes que já utilizou e com armamentos, manteve também por muito tempo as imagens de sua participação nos locais em que um golpe de Estado era reivindicado. Foi de lá também que saiu parte dos criminosos que promoveram os atos terroristas de 8 de janeiro.

Como as fotos viralizaram recentemente, após a prisão de militares que planejavam o assassinato do presidente Lula, de seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes, do STF, bem como após a divulgação do relatório final completo da PF, com os 37 indiciados pela tentativa de golpe de Estado, uma checagem foi realizada e ficou comprovado que era mesmo Vanessa que aparecia nos registros golpistas. Ela usou nas postagens expressões como “Nossa Copa é no QG” e “Supremo é o Povo”, bordões clássicos dos fundamentalistas bolsonaristas.

A PRF confirmou em nota a saída da agente Vanessa do cargo de superintendente executiva e disse que agora ela está sem função de confiança específica, sendo devolvida aos quadros da corporação.

“A função de superintendente executiva é de livre nomeação e exoneração. Sua indicação, antes da respectiva nomeação, passa por análise técnica de viabilidade na corregedoria do órgão e também junto à Casa Civil, via Sistema Integrado de Nomeações e Consultas – Sinc. Por padrão, a Polícia Rodoviária Federal não comenta fatos de natureza particular de seus servidores. Atualmente, a policial citada não ocupa nenhuma função de confiança.”, diz uma nota da PRF publicada pelo portal Metrópoles.



MÃE DE NEYMAR NA LISTA DAS BILIONÁRIAS DO MUNDO


 

A mãe tá on! Sócia de ex-marido em sete empresas, mãe de Neymar figura em lista de bilionários

Nadine Gonçalves aparece em todos os quadros societários de Neymar pai e preside fundação do filho

Surpreendendo muitos no início da semana ao dizer que se tornou rico antes mesmo do filho, Neymar Pai e Neymar Jr não são os únicos da família a figurarem na seleta lista de bilionários do mundo. Ao lado dos dois aparece Nadine Gonçalves. Sim, a Neymãe tá on e com muitos dígitos na conta bancária.Ela é sócia do ex-marido em sete empresas, incluindo a que gerencia a carreira do jogador. Além do pool de negócios com a marca Neymar. Nadine e Neypai aparecem no quadro societário de duas empresas de combustíveis para aviação. Uma em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio, e outra em Guarapari, no Espírito Santo.

O negócio foi firmado em 2015, um ano antes de Nadine e Neymar Pai se separarem. Ela entrou na sociedade em 2018, portanto dois anos após o fim do casamento, em 2016, que não foi desfeito no papel

Nadine ainda é a presidente do Instituto Neymar e, apesar do patrimônio calculado em R$ 6 bilhões, não é de ostentar uma vida de luxo como poderia. Na realidade a Neymãe é bastante discreta. Apesar de ter tido um namoro midiático e turbulento com o jogador Tiago Ramos, de 27 anos, (30 a menos que ela), que voltou a se declarar para a ex nas redes sociais, e depois atacá-la ao sugerir que fora traído.

Desde o término, em 2020, os dois já tiveram algumas recaídas e Nadine até tentou um novo affair com o muso fitness Rafa Talamask, também mais jovem. O romance de carnaval não durou muito e não se soube mais de nenhum envolvimento afetivo da bilionária, que tem se dedicado ao instituto e aos três netos. EXTRA ON LINE

COLUNA DO CADERNO EM ALTA-JORNAL BRASILIA AGORA- ESTE FINAL DE SEMANA


 

COLUNA DO CADERNO EM ALTA-JORNAL BRASILIA AGORA- ESTE FINAL DE SEMANA


 

MANI REGO, EX-DAVI BRITO BBB - PASSA POR TRANSFORMAÇÃO NO VISUAL

 Beleza / ESTÉTICA

Mani Rego: saiba quanto custou a cirurgia plástica da ex de Davi Brito

A empreendedora Mani Rego decidiu passar por uma transformação em seu visual e realizou cirurgias estéticas. Saiba quanto foi!

A empreendedora Mani Rego, ex-mulher de Davi Brito, campeão do 'BBB 24', decidiu passar por uma transformação em seu visual. Nesta sexta-feira, 29, ela realizou uma lipoaspiração e também colocou próteses de silicone nos seios. Com isso, surgiu a curiosidade sobre o valor pago pelas intervenções.

De acordo com informações do portal Leo Dias, os procedimentos custaram cerca de R$ 105 mil. No entanto, a influenciadora assinou um contrato de permuta para divulgar a clínica responsável e, por isso, não precisou arcar com o valor. O local escolhido fica em uma região nobre de Salvador, na Bahia, localizado no bairro Caminho das Árvores. 

Por que Mani Rego fez cirurgias plásticas?

Através de um vídeo publicado em seu perfil oficial no Instagram, Mani abriu o jogo e explicou os motivos para aderir às cirurgias plásticas. Ao longo do registro, ela contou que passou por um processo de emagrecimento nos últimos tempos e alguns detalhes passaram a incomodá-la. A influenciadora ainda citou a flacidez em algumas partes de seu corpo devido à gestação de seu único filho, de 26 anos atualmente. 

"Decidi fazer a cirurgia plástica, porque eu tive um emagrecimento muito rápido. Perdi peso muito rápido, quase 13 quilos em um ano. Então, fiquei com a flacidez. Mas, antes desse emagrecimento, me incomodava muito a papada também. Como sempre vivenciei esse processo de engordar e emagrecer, meus seios também ficaram muito flácidos", iniciou ela.

Na sequência, a empreendedora se lembrou dos inúmeros ataques que recebeu quando passou a ser conhecida nacionalmente. Para quem não sabe, ela, que vivia um relacionamento com o ex-BBB Davi Brito, conquistou o público durante o confinamento do campeão da edição.

"No começo de tudo isso, as pessoas falavam muito sobre minha aparência física, minha idade, esses comentários que escutamos. Então, eu sofria muito hater. Vou me sentir mais feliz, porque quando estamos com a autoestima elevada, isso muda muito. Estou contando os segundos para a realização da cirurgia", finalizou Mani Reggo. REDAÇÃO/ CARAS

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

EM BRASÍLIA O MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO CENTERO-OESTE


 

Brasília recebe o maior evento de tecnologia e inovação do Centro-Oeste

Mais de 1,5 mil empresários e especialistas vão participar do Brasília Mais TI; evento vai tratar dos impactos da transformação digital para a sociedade

Por três dias, Brasília será o centro do debate nacional em soluções tecnológicas inteligentes, sustentáveis e inovadoras. A 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI começa nesta terça-feira (26) e segue até quinta (28) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reunindo mais de 1,5 mil empresários e especialistas em inovação do país.

As discussões vão desde como evitar que a inteligência artificial destrua a criatividade nas empresas até neuroengenharia e experiências imersivas. Além disso, o evento terá espaço para networking de mulheres empreendedoras, discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na advocacia, um torneio de robótica e um hackathon.

A professora-pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Melissa Webster, estará em Brasília para apresentar estudos sobre a adoção e as implicações do ChatGPT e outras IAs generativas no mercado de trabalho e na educação. A palestra dela, intitulada O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade, será um dos destaques do evento.

Serão mais de 55 painelistas em 12 debates. Entre os palestrantes, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentará detalhes da transformação digital no Estado. Ele implementou a telemedicina em 222 municípios piauienses. Vai destacar a importância dos investimentos em sistemas e soluções tecnológicas para melhorar o acesso da população aos serviços públicos.

De acordo com o organizador do evento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, a tecnologia da informação é o pilar fundamental da era digital, com impacto direto na forma como trabalhamos, vivemos, nos desenvolvemos, geramos riqueza e nos comunicamos.

Múltiplas iniciativas

Sob a organização do Sinfor/DF, o Grupo de Fortalecimento do Setor de TI (GForTI) realizará o evento em correalização com o Observatório do Empreendedorismo Feminino (OEMFE), a Associação da Advocacia Trabalhista do Distrito Federal (AATDF) e a Associação Edtech Meetup, uma organização voltada para fortalecer e conectar a comunidade de profissionais e entusiastas da tecnologia educacional (EdTech).

O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), do Sebrae Nacional, da Caixa Econômica Federal, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei).

Observatório do Empreendedorismo Feminino

Uma iniciativa dedicada à pesquisa, monitoramento, análise e promoção do empreendedorismo liderado por mulheres será oficialmente lançada no Brasília Mais TI. Trata-se do Observatório do Empreendedorismo Feminino (OEMFE), que visa levantar e fornecer dados, insights e recursos para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das empreendedoras.

O evento contará com espaço exclusivo para networking de mulheres empreendedoras. “As mulheres empreendedoras contribuem para o crescimento econômico e trazem uma perspectiva inovadora e colaborativa, frequentemente desafiando normas tradicionais de gestão e liderança”, avalia o presidente do Sinfor-DF.


quarta-feira, 20 de novembro de 2024

A BELA QUE SAIU DO INSTAGRAM PARA AS PÁGINAS POLICIAIS



 Maria Helena Paiva Antunes já era bastante conhecida nas redes sociais apenas como Maria Paiva. Mas a moça de "belos olhos azuis" (ela usa lente) saiu do Instagram direto para as páginas policiais após seu namorado, Vinícius Gritzbach, delator do PCC, ser assassinado no Aeroporto de Guarulhos, em SP, no dia 8 deste mês. A modelo estava com ele durante o ataque e precisou sair às pressas do local.

O episódio trágico acabou chamando atenção dos internautas, que invadiram os perfis de Maria na web. Comparada a Flavia Pavanelli, pela semelhança com a atriz e influenciadora, ela tem 29 anos e é nutricionista, além dos trabalhos que faz para algumas marcas e ser dona de uma loja de roupas fitness.

Antes da internet, Maria Paiva tentou um cargo público, em 2016, sendo candidata a vereadora em Barbosa Ferraz, no Paraná, sua terra natal. A modelo só teve 16 votos e não se elegeu. Na campanha, chegou a ser chamada de “candidata mais bonita do Brasil”. “Eu não ganhei, mas estou feliz demais em ter participado. Se pudesse voltar atrás, não mudaria nada porque me somou muito”, escreveu ela na época em seu Facebook.

No TikTok, onde é bastante ativa, ela contou que sofre de compulsão alimentar e justificou os gatilhos na vida adulta com as privações que disse passar na infância. Outro drama pessoal vivido há alguns anos foi a colocação de próteses de silicone. Maria revelou que suas aréolas necrosaram três dias depois da cirurgia.

Ela e Vinícius estavam namorando oficialmente há pelo menos um ano. Maria não costumava exibir fotos do casal na internet, mas passava todos os fins de semana na casa do delator, e fazia muitas viagens na companhia dele, além de frequentar lugares caros em São Paulo, onde mora.

Na última segunda-feira, ela voltou às redes para falar da morte de Vinicius: “Eu vi o cuidado de Deus comigo quando ele sussurrou no meu ouvido, ‘Filha não explica não, deixa que o teu pai justifica lá na frente’. Descanse em paz, meu amor. Eu vou te amar pra sempre”.

Em 2018, já trabalhando como influenciadora e após a derrota nas urnas, Maria passou a morar em Maringá, no Paraná. Nesse período, já com 800 mil seguidores, ela teve o perfil "sequestrado" e suas fotos e stories furtados foram usados para golpes em lojas e seguidores. Algumas das fotos chegaram a ser publicadas em sites de conteúdo pornográfico e de prostituição fora do país.

Em 2018, já trabalhando como influenciadora e após a derrota nas urnas, Maria passou a morar em Maringá, no Paraná. Nesse período, já com 800 mil seguidores, ela teve o perfil "sequestrado" e suas fotos e stories furtados foram usados para golpes em lojas e seguidores. Algumas das fotos chegaram a ser publicadas em sites de conteúdo pornográfico e de prostituição fora do país. EXTRA ON LINE

MATÉRIA DE CAPA DO CADERNO DE FINAL DE SEMANA- EM ALTA- JORNAL BRASILIA AGORA


 

MATÉRIA DE CAPA DO CADERNO DE FINAL DE SEMANA- EM ALTA- JORNAL BRASILIA AGORA


 

MEU CADERNO DE FINAL DE SEMANA- EM ALTA- JORNAL BRASÍLIA AGORA


 

IZA FAZ DEPOIMENTO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 úsica / Data especial

Iza faz depoimento potente no Dia da Consciência Negra: ‘Sendo feliz’

A cantora Iza fez sua homenagem ao Dia da Consciência Negra com uma mensagem repleta de representatividade: ‘o que queremos construir para as próximas gerações?’

A cantora Iza celebrou o Dia da Consciência Negra com um texto potente nas redes sociais. Pouco tempo depois de se tornar mãe pela primeira vez, ela refletiu sobre o mundo que vai


deixar para a filha, Nala, fruto do namoro com Yuri Lima.

A estrela falou sobre as dores que as pessoas pretas enfrentam no dia a dia e pediu que todos tenham a liberdade de viver tranquilamente. "A partir do momento em que me descobri mãe, algumas reflexões ganharam uma nova profundidade. Hoje, vivemos o primeiro Dia da Consciência Negra como feriado nacional, e também o meu primeiro com a Nala nos braços. O que antes já não era só sobre mim, agora tem ainda mais significado. É também sobre o mundo que ela vai encontrar", disse ela. 

E completou: "Como mulher preta, essa preocupação muitas vezes me consome. É uma sensação que me atravessa. Reconhecer isso é parte do caminho. Sei que, pela posição que ocupo hoje, algumas dores podem não me alcançar diretamente. Mas mesmo com privilégios, a estrutura ainda pesa sobre nós. E é pela minha Nala, pela minha família, pelos nossos, que continuarei de cabeça erguida ocupando espaços que sempre nos disseram que não eram para nós. Penso muito na força da minha mãe, que trilhou esse caminho antes de mim. Penso na minha vó, nas minhas tias. Penso nas mães pretas que encontro nos meus shows, cada uma carregando sua resistência, sua história e muita generosidade. O acolhimento entre nós é essencial. Olhar para essas mulheres me lembra que somos potência". Priscilla Comoti/ CARAS







segunda-feira, 18 de novembro de 2024

BASTIDORES DO JANTAR DE DESPEDIDA DO G20 SOCIAL COM JANJA

 Os bastidores de jantar de despedida do G20 Social com Janja

Autoridades e ministros marcaram presença em espetáculo no Roxy, em Copacabana

Por Nara Boechat - VEJA

      Atualizado em 18 nov 2024, 19h58 - P... 

.. 

O Roxy Dinner Show, antigo cinema Roxy, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, reuniu, neste domingo, 17, autoridades e personalidades em um jantar de encerramento das atividades da cúpula do G20 Social, oferecido pela Bloomberg Philanthropies. A coluna GENTE traz esses bastidores em primeira mão.


Janja foi uma das convidadas, chegando cedo com sua comitiva e se sentando na primeira fila ao lado do prefeito Eduardo Paes e sua mulher, Cristiane. No jantar, a primeira-dama optou por um prato espe... o filé mignon servido com mil folhas de mandioca e um molho de jabuticaba, criado pelo chef Danilo Parah. Durante o show, Janja se mostrou animada, levantando-se da cadeira ao arriscar alguns passos de samba. Outro notável participante foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que chegou discretamente, já com as luzes apagadas, e saiu antes do show terminar. Só parou mesmo para conversar rapidamente com Paes

Também prestigiaram a noite nomes como o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência e coordenador do G20 Social, Márcio Macedo; Gabriel Galípolo.. indicado para presidir o Banco Central; o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero; o deputado federal Renan Ferreirinha; e a presidente da Petrobras..Magda Chambriard. Aliás, esta foi a segunda vez em menos de três dias que Chambriard aparece no Roxy. Desta vez, aproveitou para conversar longamente com a primeira-dama. 

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/os-bastidores-de-jantar-de-despedida-do-g20-social-com-janja/



PAULINHO DA VIOLA EM BRASÍLIA


 

Neste sábado (23), às 21h30, Paulinho da Viola irá subir ao palco do Festival Estilo Brasil, no Centro de Convenções Ulysses. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital.

 Brasília está sendo palco de uma série de encontros entre artistas consagrados no país e no exterior. O Festival Estilo Brasil, oferecido pelo Banco do Brasil Estilo, reune  nomes como Ana Carolina, Xamã, Geraldo Azevedo, Poesia Acústica, Ivan Lins, Chico César, Paulinho da Viola, Silva, Stacey Kent e muito mais para celebrar a brasilidade de nossa música, em apresentações no Centro de Convenções Ulysses. A realização é do Metrópoles e a produção da Oh! Artes, com o patrocínio de Ourocard Visa, Banco do Brasil e Governo Federal.

No dia 23 de novembro, será a vez de Paulinho da Viola subir ao palco do festival com o show “Quando o Samba Chama”, um espetáculo que revive o brilho do samba, ressaltando tanto sucessos eternizados quanto raridades de seu repertório.

A turnê é um convite para celebrar a luz que Paulinho da Viola reparte com o público que o acompanha há muitos anos, além de conquistar novos admiradores que, a cada dia, descobrem em sua obra um oceano de poesia e música. Com quase seis décadas de carreira, a chama do samba segue acesa em Paulinho.

A noite promete uma verdadeira imersão na obra do artista, com canções que refletem a força simbólica da água, como "Mar Grande" e "Timoneiro". Além de clássicos como "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", "Argumento", "Pecado Capital" e "Onde a Dor Não Tem Razão", o repertório resgata sambas que Paulinho não toca há algum tempo nos palcos.

Clientes Banco do Brasil com cartão Ourocard Visa têm 60% de desconto no ingresso inteiro para o Festival Estilo Brasil, durante todo o período de venda, disponível na Bilheteria Digital. Além disso, esses clientes têm fila exclusiva (fast pass) para acesso rápido ao evento e podem parcelar os ingressos em até 8x sem juros, com limite de quatro ingressos por categoria.

Os cartões Ourocard Visa também oferecem benefícios como cashback, desconto na anuidade, parcelamento de compras com preço à vista e acesso a salas VIP em aeroportos, e muito mais. Saiba mais sobre esses e outros benefícios.

 

Serviço:

Festival Estilo Brasil - Paulinho da Viola

Data: 23 de novembro (sábado)

Local: Centro de Convenções Ulysses

Horário: 21h30

Exclusividade para Clientes BB Ourocard Visa: 60% de desconto nos ingressos, com parcelamento em até 8x sem juros. Além disso, esses clientes têm direito de adquirir até quatro (4) entradas por CPF (em qualquer categoria).

Ingressos:

POLTRONA SUPERIOR – R$110,00 (meia)

POLTRONA ESPECIAL- R$ 150,00 (meia)

POLTRONA VIP- R$ 180,00 (meia)

POLTRONA GOLD – R$ 220,00 (meia)

POLTRONA PREMIUM – R$ 250,00 (meia)

POLTRONA FRENT PREMIUM – R$ 350,00 (meia)

ESPAÇO BISTRÔ – R$ 1.200,00 – Mesa numerada para 4 pessoas.

LOUNGE SOFÁ – R$ 1.800,00 – Sofá para 4 pessoas na primeira fila.

 

MINHA COLUNA NO CADERNO DE FINAL DE SEMANA- JO9RNAL BRASILIA AGORA


 

MINHA COLUNA DO CARDERNO DE FINAL DE SEMANA - JORNAL BRASÍLIA AGORA


 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

MINHA COLUNA NO JORNAL BRASILIA AGORA

MINHA COLUNA NO JORNAL BRASILIA AGORA

MINHA COLUNA NO JORNAL BRASILIA AGORA

ADEUS A PIONEIRA DO ESPORTE NIRVANA FRIAS

 

 Nirvana Frias, pioneira do espore em Brasília  faleceu faltando  três meses de completar 100 anos, faleceu no ultimo domingo. A pioneira, paulista de Tanabi,  em 1957 chegou em Brasília. Nirvana e seu marido, Alcides Frias vieram para Brasília a convite de Bernardo Sayão, um dos construtores da cidade. Alcides logo construiu uma olaria e uma fábrica de cal e cimento que abasteciam as obras que evoluíam, logo no início do Distrito Federal. A reportagem do Memória da Cultura e do Esporte em Brasília entrevistou a Senhora Nirvana no início desse ano. Lúcida e muito bem articulada no raciocínio, ela contou ter sido o seu marido, Alcides, quem construiu a primeira quadra de tênis em Brasília, no Iate Clube. E foi naquela quadra que ela se sagrou a primeira campeã de um torneio feminino disputado na nova capital. Alcides Frias morreu em 2003 aos 86 anos.

O PRÊMIO GLORIA MARIA VAI PARA ZULEIDE SILVA


 .

A repórter e âncora da TV Globo foi a primeira agraciada com o Prêmio Glória Maria de Jornalismo, criado pelos deputados em 2023 para homenagear profissionais de destaque na área.

➡️ Zileide Silva recebeu a premiação depois de um processo de escolha de indicados pelas lideranças partidárias da Casa e da eleição do vencedor pela Mesa Diretora da Câmara, com a presença de Laura Matta, uma das filhas de Glória Maria.


"Esse prêmio, Prêmio Glória Maria de Jornalismo, é um reconhecimento ao trabalho dela. E ganhar esse prêmio me deixa orgulhosa demais", afirmou Zileide Silva em seu discurso.

Nesta quarta, a jornalista recebeu a medalha alusiva à premiação e foi homenageada no espaço mais importante da Câmara, o plenário.

Referência na cobertura política, Zileide é celebrada por parlamentares e colegas por sua principal marca: o profissionalismo.Paulistana e filha de um mestre de obras e de uma dona de casa, Zileide Silva começou a carreira no jornalismo ainda em São Paulo, em 1978.Cerca de dez anos depois, deu início à trajetória na cobertura política e econômica. Ela chegou à TV Globo em 1997, escolhida para ser repórter em Brasília.


A carreira de Zileide Silva não se limita, no entanto, ao mundo político-econômico de Brasília. Ela também foi, como gosta de dizer, "testemunha ocular da história" como correspondente internacional em Nova York.

Coube à jornalista noticiar, numa edição histórica do Jornal Nacional de 11 de setembro de 2001, que a Al Qaeda e Osama Bin Laden eram responsáveis pelo atentado às Torres Gêmeas.

Sempre com espírito modesto, a repórter também é símbolo e inspiração para gerações de pessoas negras dentro e fora do jornalismo.

Foi pioneira em diversos momentos, como, em 2006, ao se tornar a primeira repórter negra a integrar uma comitiva presidencial no Brasil, acompanhando uma viagem de Lula à África.  G1

PARABÉNS A ESTA GRANDE E QUERIDA PROFISSIONAL PRÊMIO MERECIDO